CARTA AO PRESIDENTE LULA - Eleições Municipais-2008

Salvador, madrugada de 15 de outubro, 2008

Companheiro Lula,

Meu Nome é Valdo Lumumba, sou ativista do Movimento Negro e movimento de Bairro, já fui sindicalista dos telefônicos na época da TELEBAHIA, onde conheci Valter Pinheiro e sou filiado ao seu Partido desde 1982; O NOSSO PARTIDO.

Não desejo me estender demais, pois sei que suas ocupações não são pequenas. Como Cientista Social por formação, entendo que o jogo da política nos obriga a determinadas opções, que são becos sem saída e que, portanto, não são bem escolhas. Mas como militante histórico do PT, não consigo compreender esta lógica que o Senhor adotou de submeter seus companheiros e companheiras na Capital da Bahia, minha terra, minha cidade, ao constrangimento de permitir que Valter Pinheiro - companheiro mais que histórico seu, e como de seu conhecimento, concorrente a vaga de Prefeito para os próximos 4 anos - sofra linchamento moral pelo grupo opositor, liderado por seu Ministro Gedel Vieira Lima, que neutraliza diante da população sua imagem (de Presidente da República) na candidatura do PT, e diz na propaganda eleitoral que ”sua preferência” Lula é por João Henrique, da coligação “a força do Brasil em Salvador”, pois além de Gedel, possui 11 ministros ao seu favor, fora o PRÓPRIO Presidente da República.

Não entendo que raio de acordo o Senhor realizou com este grupo, a ponto de fazê-lo abandonar um Companheiro, um amigo de longas datas, a própria sorte. Sem dinheiro que possa fazer frente à campanha MILHONÁRIA de GEDEL e JOÃO; que nos faz passar por fraudadores e mentirosos, pois afirmam que temos montado imagens sua do passado para mantê-lo ligado a nós, quando “sua vontade e preferência” é por JOÃO.

Gostaria muito Presidente, de ouvir da Ministra Dilma, nossa seleta companheira, o que pensa sobre isso. Ela, cujo discurso que fez na oportunidade em que foi sabatinada no Senado, onde aquele imbecil tentou constrangê-la, dizendo que tinha prática de mentir e que gostava disso, episódio que todos lembramos, nos emocionou, nos lavou a alma, pela força da sinceridade, da energia comprometida com um ideal de sociedade e principalmente do companheirismo.

Senhor Presidente, meu amigo, meu companheiro; NÃO NOS ABANDONE! Nosso partido também aqui tem perdido valiosos companheiros e companheiras, por conta dos tantos escanda-los que já vivemos. E, com todo respeito, de posturas como essa sua, assumida para o prejuízo do PROJETO DO PARTIDO em nossa capital. A ÚNICA FORMA DE PINHEIRO GANHAR ESTAS ELEIÇÕES EM SALVADOR É SE VOCÊ COMPANHEIRO, PEGAR UM AVIÃO NA SEXTA-FEIRA (17) E VIR PARA NOSSO COMÍCIO, SUBIR NO NOSSO PALANQUE, NO SEU PALANQUE, POIS ESTA CONSTRUÇÃO É SUA.

Este gesto Lula, vai significar o fortalecimento do nosso PT na BAHIA. Este gesto vai frear o projeto das elites, agora maquiada nas eleições, mas que tem sido bem executada por João ao longo desses 4 anos. Por exemplo: o seu tão belo PROJOVEM foi boicotado pela prefeitura de João; eu sou Professor, fui intensivamente capacitado para atuar nele, mas das 15mil vagas oferecidas, somente 7 mil foram preenchidas e agora a poucos meses atrás, NOVO EDITAL PARA PROFESSORES FOI LANÇADO, numa nítida manobra de cartas marcadas, a fim de empregar aqueles que pudessem fazer campanha para Ele; todo investimento realizado para nos capacitar foi desprezado. Nosso PDDU a pouco aprovado é uma vergonha! Só os ricos foram beneficiados e, o PAC tem sido utilizado para ilustrar a sua parceira “que deu certo” com João.

De modo algum é meu desejo subestimar sua capacidade de avaliação da conjuntura política, mas não se pode confundir ÉTICA, coisa que sempre tivemos de sobra, com DESLEALDADE. Quero dizer que sua presença aqui não fere nenhuma suposta lealdade, com qualquer tipo de acordo feito com o GRUPO DE GEDEL, mas RATIFICA A ÉTICA E COERÊNCIA PARTIDÁRIA, eterna marca do PT; ratifica a ÉTICA e COERÊNCIA, com o projeto que me fez apaixonar por esse partido, nos idos de 1982, quando a IGREJA Católica, lançou uma cartilha dizendo quem era quem na política e eu atendi ao chamado de companheiros que filiavam as pessoas ao PT. É deste PROJETO que estou falando, porque ainda acredito que é possível.

NÃO PUXE MEU TAPETE PRESIDENTE!

NÃO ME DEIXE SEM CHÃO COMPANHEIRO!